"Um novo olhar sobre Mira de Aire"
Domingo, 25 de Maio de 2008
Círculo Cultural Mirense

            O Círculo Cultural Mirense (CCM) teve a sua origem no início dos anos 30, ocorrendo a sua oficialização no dia 5 de Junho de 1978. Foi-lhe assim atribuída a categoria de Instituição de Utilidade Pública.

            Adquiriu particular importância a partir dos anos 60, altura em que reunia debaixo do mesmo tecto um Grupo de Teatro Amador, o Grupo Coral (que é hoje o grupo Coral Gautia Vitae), uma Banda Filarmónica e uma Orquestra Típica.
            Nos dias de hoje a Banda Filarmónica mantém-se e a Orquestra Típica transformou-se numa Banda Orquestra Ligeira. Esta última já colaborou com o grupo Coral Gaudia Vitae e com o Rancho Folclórico de Mira de Aire. Já participou nas Marchas Populares e nas Festa de S. Pedro promovidas pela Câmara Municipal de Porto de Mós. Integraram em comemorações de efemérides e espectáculos noutros locais, como por exemplo: Batalha, Pataias, Clube Náutico das Docas de Lisboa e Teatro Nacional Dª Maria II. Esta Banda é actualmente dirigida pelo Maestro Luís Carreira.
            A pintura é uma outra vertente promovida pelo Círculo Cultural Mirense, através da sua Escola de Pintura e Vitral. Os trabalhos dos alunos desta escola já foram expostos no Castelo de Porto de Mós, na Galeria do PNSAC de Mira de Aire, no Posto de Turismo de Fátima e no Átrio-Galeria do Hospital de Stª Isabel de Torres Novas. No que se refere à área da pintura, o CCM tem colaborado ainda nas Exposições de Pintura e Arte Contemporânea levadas a cabo pela Comissária Srª Dª Guida Loureiro.       
            Uma outra área de destaque é a dança que é fomentada através da Escola de Ballet. As principais actuações das alunas desta escola são durante as Comemorações do Dia Mundial da Dança, no Teatro Auditório de Porto de Mós.   
            Para além destas áreas, o CCM proporciona ainda aulas de ginástica e de música. Leva a cabo ainda uma divulgação audiovisual.  
            O CCM deu origem a uma Semana da Cultura em Mira de Aire nos anos de 2001 e 2002. Em 2003, ano do seu 25º aniversário, participou na 1ª Semana Cultural da Concelhia levada a cabo pela Câmara Municipal de porto de Mós, facto que se repetiu nos anos seguintes. Nos anos de 2004 e 2005 colaborou com a Semana Cultural do Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados, e também com a Festa de Encerramento do Ano, em 2006. Organizou, em conjunto com este mesmo agrupamento, as celebrações do Dia Internacional da Música, no ano de 2007.
            Em 5 de Junho de 2003 foi agraciado com um Voto de Louvor concedido pela Exmª Assembleia Municipal de Porto de Mós.        


Publicado por Mirenses às 18:41
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Visitas
Ticket city
Wrigley Field Insurance quote
Horas
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

27
28
29
30
31


Posts

Home

Creche "O Pinguim"

Agrupamento de Escolas de...

Coral Gaudia Vitae

União Recreativa Mirense

Círculo Cultural Mirense

Escola de Karaté-Do de Mi...

Breve Historial sobre o A...

Rancho Folclórico de Mira...

Bombeiros Voluntários de ...

Abrigo Familiar Casa S. ...

Evolução do trabalho

Associação do Amparo

Ambiente

Estabelecimentos de Ensin...

Cultura e Recreio

Breve historial de Mira d...

A nossa escola

Situação geográfica

Mira de Aire

Cidades Criativas

Instituições/Associações

Desporto

Associações Culturais

Instituições de carácter ...

Links
Mais sobre nós
Pesquisar neste blog
 
bloquear