"Um novo olhar sobre Mira de Aire"
Domingo, 25 de Maio de 2008
Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados

 

Jardim-de-Infância nº1 de Mira de Aire
 
O Jardim-de-infância nº1 de Mira de Aire é um estabelecimento oficial dependente do Ministério da Educação. Funciona em duas salas separadas da Escola Básica nº1 do 1º Ciclo de Mira de Aire, existindo também duas casas de banho adaptadas. As crianças podem usufruir do serviço de almoços, servidos pela cantina escolar da referida escola.
O espaço exterior, comum à Escola Básica nº1, é grande, possuindo equipamentos agradáveis, seguros e que estão de acordo com a faixa etária das crianças.
            A população escolar deste estabelecimento é cerca de vinte crianças, tendo como pessoal decente uma educadora e como pessoal não decente uma auxiliar da acção educativa.
             Entre o Jardim-de-infância, as famílias e a comunidade envolvente, existe uma relação de abertura intercâmbio e interligação, onde prevalece a troca de valores, saberes e experiências.                                                                                                                                                                                                                                              
 
 
 
Jardim-de-Infância nº2 de Mira de Aire
 
 
             O Jardim-de-infância nº2 de Mira de Aire pertence à Rede Pública do Ministério de Educação e está integrado no Edifício na Escola Básica nº2 do 1º Ciclo de Mira de Aire. É constituído por duas salas conjuntas, existindo também duas casas de banho. O espaço da cozinha e o salão polivalente são de utilização comum com a Escola Básica nº2 do 1º Ciclo, tal como o recreio, que é muito espaçoso e tem dois campos desportivos.
            As crianças podem usufruir ainda de uma componente de apoio à família com uma vertente de animação sócio-educativa, dinamizada no espaço do Jardim-de-infância por duas auxiliares numa sala da EB1 nº2 cedida para o efeito.
            A população escolar deste estabelecimento é constituída por cerca de quarenta e cinco crianças, o pessoal docente é constituído por duas educadoras de infância e o pessoal não docente é constituído por duas auxiliares de acção educativa.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
 
  
 
 
Escola Básica nº1 do 1º Ciclo de Mira de Aire
 
 
 
A Escola Básica nº1 do 1º Ciclo de Mira de Aire fica situada na Rua Professor Santos Baptista e foi construída em 1968. É formado por dois blocos geminados com quatro salas de aula cada um. Destas oito salas, quatro são ocupadas pelo 1º Ciclo, duas pelo Jardim-de-infância nº1, outra onde se realizam as reuniões, servindo também como biblioteca, e uma outra onde decorre o projecto O.T.L. (Ocupação dos Tempos Livres).
Adjacente à retaguarda, existem dois alpendres onde as crianças brincam em dias chuvosos. Nestes espaços, existem as instalações sanitárias, contendo também casas de banho adaptadas para alunos com deficiência motora.
Nos espaços ao ar livre, existe equipamentos de recreio e árvores, junto às quais estão seis bancos de jardim. Existe também um pequeno espaço relvado e ajardinado, com plantas próprias da zona. O recinto escolar está vedado e alcatroado o que dá uma maior segurança à escola e um aspecto mais cuidado.
A cantina escolar, composta por uma cozinha, uma despensa, uma pequena casa de banho e dois salões onde são servidas as refeições, situa-se na parte traseira do edifício, e contem um aquecimento a gasóleo tal como a escola.
A população escolar da EB1 nº1 de Mira de Aire é em média de oitenta alunos, tem como pessoal docente cinco professoras (quatro com turma atribuída e uma em apoio educativo) e tem como pessoal não docente duas auxiliares de acção educativa.
 
  
 
 
 
Escola Básica nº2 do 1º Ciclo de Mira de Aire
 
A Escola Básica nº2 do 1º Ciclo de Mira de Aire fica situada na Rua da Sobreirinha e foi inaugurada em 1984. É formado por quatro núcleos de duas salas cada. Das oito salas, quatro são ocupadas pelo 1º Ciclo, duas pelo Jardim-de-infância nº2, uma para as actividades de componente de apoio à família, que foi adaptada para Biblioteca Escolar, e outra de apoio a Ensino Especial. Além das salas, existe ainda uma cozinha, um espaço para refeitório, dois balneários, vinte sanitários, dois telheiros, um espaço polivalente, um gabinete, e seis arrecadações.
O recinto escolar é vedado, o que dá uma maior segurança à escola e os espaços ao ar livre permitem a realização de várias actividades, como o desporto.
Toda a escola é provida de aquecimento, à excepção do salão polivalente e da cozinha.
Neste estabelecimento, a população escolar é em media de oitenta e cinco alunos, o corpo docente é formado por cinco professores (quatro com turma atribuída e uma em apoio sócio-educativo) e tem como pessoal não docente três auxiliares de acção educativa.
 
 
 
 
 
 
 
Escola Básica do 2º Ciclo Dr. Luciano Justo Ramos
 
             A Escola Básica do 2º Ciclo Dr. Luciano Justo Ramos, situa-se na Rua Luís de Camões, primeiramente foi um estabelecimento de ensino – O Externato de Mira de Aire. Este colégio funcionou pela primeira vez em 1962 e só mais tarde foi construído um edifício para nele funcionar o Externato.
          A Escola dispõe de doze salas de aula, estando divididas uma por turma, e sendo as restantes salas especificas, nomeadamente uma de Ciências da Natureza, duas de Educação Visual e Tecnológica e uma de Educação Musical. Paralelamente, existem salas de apoio, como é o caso das salas dos professores, da Biblioteca, da papelaria/reprografia, da sala de computadores e da sala de auxiliares de acção educativa.
           Existe ainda o Bar com um espaço remodelado onde são distribuídas as refeições, o Gabinete do Coordenador de Escola que é também o espaço destinado à recepção dos Encarregados de Educação, um campo de Jogos e respectivos balneários, um telheiro e quatro casas de banho.
           Este estabelecimento tem uma população escolar de, aproximadamente, 110 alunos de idades compreendidas entre os dez e os catorze anos. O pessoal docente é constituído por quinze professoress sendo o pessoal não docente constituído por seis auxiliares de acção educativa.
            A escola disponibiliza ainda uma sala para as crianças do pré-escolar na componente de apoio à família. Esta tem como norma dinamizar actividades recorrendo muitas vezes ao meio envolvente numa perspectiva de abertura e intercâmbio de experiências e saberes.
  
Escola Secundária + 3 CEB de Mira de Aire
  
 
A Escola Secundária + 3 CEB de Mira de Aire sendo do Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados, funciona num edifício inaugurado a 30 de Abril de 1984.
A criação de um estabelecimento de ensino secundário na vila foi dinamizada pelo Dr. Luciano Justo Ramos, que a 1 de Outubro de 1962 fundou o Externato de Mira de Aire.
A escola é constituída por dois blocos, sendo um deles dedicado à prática lectiva.       
O bloco de aulas, com três pisos, tem vinte e três salas de aula, sendo algumas especificas, nomeadamente a Sala TIC, as Salas de Educação Visual e Educação Tecnológica, os laboratórios de Química e Biologia e as respectivas salas de preparação, os Gabinetes de Historia e Geografia, Línguas e Matemática, a Reprografia e a Sala de Professores.   
O outro bloco e constituído pela Sala de Directores de Turma, Sala de Reuniões, o Bar, a Cozinha, o Refeitório, o Salão Polivalente, a Secretaria, o Gabinete do Conselho Executivo e a Biblioteca. A Escola dispõe ainda de dois campos desportivos e respectivos balneários.
A Escola Secundária possui uma população escolar, em média, de 200 alunos, distribuídos por turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, do Ensino Secundário e por uma turma CEF – tipo 1. Frequentam ainda estas instalações alunos do Curso Profissional de Técnicas de Apoio à Gestão e de um Curso para Reconhecimento, Validação e Valorização de Competências.
O corpo docente é constituído por 35 professores, sendo o corpo não docente por 15 auxiliares de acção educativa, quatro cozinheiras, um guarda-nocturno, seis assistentes de administração escolar e um técnico do A.S.E.
Para alargar o seu envolvimento com a população, a Escola Secundária tem aberto os seus espaços exteriores, após o horário lectivo e aos fins-de-semana, sendo os campos de jogos e o parque infantil frequentados por inúmeras pessoas de forma totalmente livre. A Biblioteca também tem um horário alargado e, ao Sábado, está aberto a esta mesma população.
 
 
 


Publicado por Mirenses às 23:51
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Visitas
Ticket city
Wrigley Field Insurance quote
Horas
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

27
28
29
30
31


Posts

Home

Creche "O Pinguim"

Agrupamento de Escolas de...

Coral Gaudia Vitae

União Recreativa Mirense

Círculo Cultural Mirense

Escola de Karaté-Do de Mi...

Breve Historial sobre o A...

Rancho Folclórico de Mira...

Bombeiros Voluntários de ...

Abrigo Familiar Casa S. ...

Evolução do trabalho

Associação do Amparo

Ambiente

Estabelecimentos de Ensin...

Cultura e Recreio

Breve historial de Mira d...

A nossa escola

Situação geográfica

Mira de Aire

Cidades Criativas

Instituições/Associações

Desporto

Associações Culturais

Instituições de carácter ...

Links
Mais sobre nós
Pesquisar neste blog
 
bloquear