"Um novo olhar sobre Mira de Aire"
Domingo, 25 de Maio de 2008
Escola de Karaté-Do de Mira de Aire

 

            A prática da modalidade de karaté em Mira de Aire teve início por volta de 1979, quando um grupo de mirenses, que já praticava esta modalidade em Fátima, decidiu convidar um mestre de karaté para vir dar instrução em Mira de Aire, que já ensinava a modalidade nessa mesma escola. Este mestre, Lutero Ferreira, proveio da África do Sul e durante os três anos que esteve em Mira de Aire deu instrução no pavilhão da Nossa Senhora da Boa Morte. Após este período, sucedeu-se um interregno que durou cerca de oito anos.
            Em 1990, com a vinda do mestre José Carlos, pertencente à associação Amicale de Santarém, foi retomada a prática da modalidade, tendo como local de treino a Escola Secundária de Mira de Aire.
            A partir de 1993, devido à indisponibilidade deste mestre, a instrução ficou a cargo de Manuel Carlos dos Santos Rodrigues, facto que se prolongou durante vários anos até 2005. Durante este intervalo de tempo, o local de treino foi alterado duas vezes. Da primeira vez os alunos moveram-se da Escola Secundária, para a Escola Preparatória Dr. Luciano Justo Ramos, regressando, da segunda vez, à primeira escola, por volta do ano de 2002. No percurso deste período de 1993 a 2005, a modalidade contou com uma média de 15 a 20 alunos, de uma faixa etária bastante diversificada.
            Miguel Rodrigues, aluno da escola desde 1990, tomou a dianteira da escola, após ter feito uma formação de karaté bastante diversificada (possui a categoria de cinturão negro 3º Dan). Assumiu-se como dinamizador da modalidade, tendo como apoio o antigo instrutor. Criou um projecto em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados, que tinha como objectivo o ensinamento desta modalidade nas diferentes escolas.
            Foi criado um protocolo com as escolas e esta escola de karaté foi oficializada, passando a ter como nome “Escola de Karaté-Do de Mira de Aire – Associação”.                   
            Hoje, a escola conta com uma média de 120 alunos, tendo alguns deles ganho alguns prémios a nível regional, nacional e até internacional. Um dos prémios de maior destaque é o de vice-campeão conquistado por Miguel Rodrigues.  
 


Publicado por Mirenses às 17:34
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Visitas
Ticket city
Wrigley Field Insurance quote
Horas
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

27
28
29
30
31


Posts

Home

Creche "O Pinguim"

Agrupamento de Escolas de...

Coral Gaudia Vitae

União Recreativa Mirense

Círculo Cultural Mirense

Escola de Karaté-Do de Mi...

Breve Historial sobre o A...

Rancho Folclórico de Mira...

Bombeiros Voluntários de ...

Abrigo Familiar Casa S. ...

Evolução do trabalho

Associação do Amparo

Ambiente

Estabelecimentos de Ensin...

Cultura e Recreio

Breve historial de Mira d...

A nossa escola

Situação geográfica

Mira de Aire

Cidades Criativas

Instituições/Associações

Desporto

Associações Culturais

Instituições de carácter ...

Links
Mais sobre nós
Pesquisar neste blog
 
bloquear